Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Projeto Alfabetizando com a Copa

 
 




 
 





Projeto alfabetizando com a Copa
Apresentação
 Este projeto será realizado na sala de recurso multifuncional, que atende a 30 crianças que apresentam déficit de aprendizagens, e deficiência intelectual, que estão matriculadas no ensino regular do 2º ao 5 º ano do ensino fundamental com idades aproximadas de 08 a15 anos. O projeto foi montado e desenvolvido pela professora Dorany Pereira da Rosa, sob a supervisão da coordenadora pedagógica Regiane no período matutino e Zenaide no período vespertino. Esta sala multifuncional localizada nas dependências da Escola Municipal Fernando de Souza Romanini, que está sob a Direção de Cleusa Torales......  situado No município de Coronel Sapucaia, MS.
As atividades previstas neste projeto poderão ser modificadas conforme necessidades educativas.
Duração: Será realizado, mês.   de junho.
Alunos atendidos: Crianças matriculadas no ensino regular do 2º ao 5 º ano do ensino fundamental com idades aproximadas de 08 a15 anos.

Justificativas
Como  a construção do conhecimento está vinculado a todas as atividades do cotidiano, considerei viavel aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar mais sentido as aulas, Eventos deste tipo são exelente temas motivadores para desenvolver  e motificar hipótese e construir  conhecimentos sobre o sistema de escrita.
Objetivo Geral

  Objetivos Específicos
Geografia
·         Conhecer e saber um pouco mais sobre o país onde serão as sedes, localização de algumas regiões onde estão sendo realizadas as partidas de futebol.
§      Significado das cores da  Bandeira Bandeira Nacional.
§      Localização
·         Encontrar no Mapa mundi o Brasil  o Continente e o país onde está acontecendo a Copa do Mundo;

Língua Portuguesa

Desafios colocados aos alfabetizandos/as
ü  Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
ü  Estabelecer correspondência entre as partes do oral e parte do escrito, ajustando o que sabem de cor a escrita convencional.
ü  Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

ü  Favorecer a aquisição da base alfabética das crianças e a base Ortográfica. Possibilitar a escrita de palavras que sabem de cor (caso não saiba o professor os lembrará).
ü  Ler e reler texto que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita.
ü   Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas e ortográficas. Reconhecer o uso funcional do texto.
ü  Escrever mesmo que não convencionalmente, lista de palavras relacionadas ao Jogo de futebol.
ü  Montar cruzadinha caça palavras, relacionada ao futebol


Procedimentos didáticos
Objetivo: Ativar o conhecimento prévio dos alunos. Deixar que eles manifestassem suas idéias e desenvolvam suas hipóteses em relação à linguagem escrita.

1-      Perguntar aos alunos se eles sabem o que é um acróstico, Explicar as características do texto escolhido. Leitura de alguns para que possam ter alternativa de qual palavra relacionada ao futebol preferem transformar em acróstico.

2- Anunciar que vai ler acróstico, criando novas expectativas nos alfabetizandos com relação ao texto que será trabalhado. Fazer as seguintes perguntas:
ü  Qual é o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar no quadro e fazer comparação no final do trabalho.

3 - Para os alunos em fase pré-silabica a tarefa será colocar a primeira letra em cada palavra já organizada de forma que facilite a realização da atividade.
Para os alunos que estão na fase de alfabetização silábica e silábica alfabética os alunos terão que montar as palavras em partes do acróstico com alfabeto móvel, (caixa alta ou cursiva conforme preferência).
4- Escrever os nomes dos jogadores preferidos;
5- Montar caça-palavras com objetos utilizados nos jogos e pelos jogadores 6- Procurar no Caça Palavras, palavras relacionadas ao jogo de Futebol;
§  Escrever com alfabeto móvel as palavras que encontrou fazendo-a com alfabeto móvel cursivo; para alunos com dificuldades em identificar palavras escritas com letra cursiva;
§  Montagem de cruzadinha com o nome dos times participantes da Copa do Mundo, ou seja( os Países)
§ 
7-Procurar em uma caixa palavras relacionadas a Copa do Mundo;
§  Ajudá-los a construir uma lista de palavras relacionadas ao tema;
§  Copiar em uma das páginas a lista que montaram.
8- Apresentar Mapa Mundi aos alunos explicando-lhes que considerem um desenho ou cópia perfeita que representa o nosso planeta de duas formas; plana e  em forma de globo terrestre ( ou seja o Planeta Terra)
§  Explorar e encontrar no Mapa Mundi e Globo Terrestre,  o Brasil, continente Sul Africano, pais onde está sendo relaizado a Copa do Mundo;
§  Localizar e pitar em folha mimiografada o Continente onde está localizado o Brasil e os demais Continentes do Planeta.
 9- Significado das cores da  Bandeira Nacional.
§  Questionar sobre o que sabem sobre a nossa bandeira Nacional;
§  Apresentar a bandeira como símbolo de Nacionalidade quando estamos em um local fora do país.
§  Montar a bandeira e escrever com o Alfabeto Móvel (caixa alta) o significado de cada cor.
§  Pintar com tinta guache a Bandeira Nacional.

Avaliação
Será relaizada ao longo do projeto para identificar o desenvolvimento e participação de cada aluno nas atividades realcionadas a montagem de palavras, localização, do Brasil, e local onde está sendo realizada a Copa do Mundo, manuseio do Globo Terreste  para identificação do Continente onde está o Brasil, Continente, e o país onde está sendo relizado a Copa do Mundo, assim como identificação das Cores da Bandeira Brasileira e escrita de seus sginificados.