Powered By Blogger

sábado, 12 de março de 2011

Projeto Brincando Lendo e Escrevendo Com as Figuras Geométricas

Projeto Brincando Lendo e Escrevendo Com as Figuras Geométricas









































Apresentação

Este projeto será realizado na sala de recurso multifuncional, que atende a 30 crianças que apresentam déficit de aprendizagens, e deficiência intelectual, que estão matriculadas no ensino regular do 2º ao 5 º ano do ensino fundamental com idades aproximadas de 08 a15 anos. O projeto será desenvolvido pela professora Dorany Pereira da Rosa, sob a supervisão da coordenadora pedagógica Regiane no período matutino e Zenaide no período vespertino. Esta sala multifuncional localizada nas dependências da Escola Municipal Fernando de Souza Romanini, que está sob a Direção de Cleusa Torales. Regreso. Situado no município de Coronel Sapucaia, MS.

As atividades previstas neste projeto poderão ser modificadas conforme necessidades educativas.

Duração: Será realizado, na segunda quinzena de Agosto a primeira quinzena de Setembro, durantes as primeiras aulas.

Alunos atendidos: Crianças matriculadas no ensino regular do 2º ao 5 º ano do ensino fundamental com idades aproximadas de 08 a15 anos.

Justificativas

Durante o primeiro bimestre pude observar dificuldade na percepção, e exposição de idéias, e de raciocínio lógico matemático dos alunos atendidos na sala de recurso.

Como a característica para aprendizagem dos alunos atendidos está alicerçada entre outras coisas, na ludicidade e no que é observável e manipulável, pois Vigotsky defende uma visão baseada na concepção de criança como um organismo vivo, cujo processo de desenvolvimento é socialmente construído no ambiente histórico e social, e constrói seu conhecimento na relação com o meio. Então pensei neste projeto onde as atividades serão realizadas com materiais concretos, brincadeiras, observações, e troca de idéias, proporcionando atividades que possa levar a criança a construir, modificar, conceitos e fazer generalizações.

As figuras geométricas possuem formas, tamanhos, medidas, cores, e atributos que trazem diversas oportunidades para o estabelecimento de novos conceitos matemáticos, e abertura para raciocínio que os ajudará na construção do conhecimento sobre a linguagem escrita observação do meio onde vivem, e ajudando-os a pensar e dialogar sobre suas descobertas para descobrir soluções para problemas matemáticos propostos ao longo das atividades pode ajudá-los a avançar nos estudos posteriores tanto na sala de recurso como no ensino regular, por que para Piaget, o conhecimento lógico matemático é construído de dentro para fora através das relações que se estabelece entre o sujeito e o objeto de estudo e a manifestação deste conhecimento é realizada pelo sujeito, através da verbalização dos fatos (seus pensamentos). Por isso as atividades serão realizadas com materiais concretos e organizadas de forma que se possam estabelecer diálogos para haver trocas de idéias e interação com os colegas.



- Objetivos Gerais:

• Montar um mural com desenhos diversos utilizando as formas geométricas;

• Estimular a livre expressão e a valorização de sua própria produção e da produção do outro, incentivando o respeito ao próximo; Os trabalhos serão usados como recurso, para produções de textos individual ou coletivo.



• Desenvolver expressivamente composições artísticas, através de um jogo chamado Tangram, que será usado como recurso, para produção de texto individual ou coletivo

Conteúdos a serem construídos e aspectos a serem investigados:
- Objetivos específicos:
Língua Portuguesa:

• Verbalizar dúvidas e descobertas sobre as atividades propostas;

• Produzir palavras, frases.

• Construção de um texto descrevendo as impressões pessoais.

• Desenvolver a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionado à percepção, criação, sensibilidade e emoção

• Construir hipóteses sobre a escrita de palavras relacionadas ao tema;

• Desenvolver e estimular a escrita espontânea; distinguir e identificar formas geométricas presentes no ambiente;

• Reconhecer e nomear oralmente e por escrito mesmo que não convencionalmente as principais formas;

• Participar de leitura coletiva

• Participar de produção coletiva de texto (professor escrib

Matemática:
• Participar de atividades problematizadoras, que ajudem as crianças a desenvolver uma forma particular para resolução de problemas do cotidiano.

• Participação de atividades que levem as crianças a desenvolver;

o Observação;

o Identificação;

o Descrição;

o Comparação;

o Organização;

o Análise;

o Acuidade visual;

• Estabelecer relações entre as peças;

o Maior/menor, grosso/fino, diferente/igual.

o Classificá-las conforme critério estabelecido pelo professor ou por eles mesmos

• Classificar as formas quanto a:

o Cor;

o Forma;

o Tamanho;

o Espessura;

o Livre;



• Construir figuras utilizando as figuras geométricas, que estão disponibilizadas nas caixas; retangular, redonda, quadrada, triangular.

• Desenvolver expressivamente composições artísticas, através de um jogo chamado Tangram, que se utilizam à figura geométrica para a representação e abstração de imagem.

• Resolver situações do cotidiano; desenvolver o raciocínio lógico; organizar idéias, quantificar, relacionar e agrupar informações matemáticas; reconhecer os numerais em variadas fontes de informação; desenvolver o ato de medir e comparar.

Objetivos
• Conceitual: Perceber as características das figuras geométricas trabalhadas e reconhecê-las no cotidiano. Utilizar os próprios desenhos para produzir palavras, frases e textos.

• Procedimental: Pesquisar e desenhar figuras presentes em objetos de seu cotidiano que lembram formas geométricas. Realizar desenhos, comparações, classificações, descrição, e analise.

• Atitudinal: Apreciar os formatos que nos rodeiam e reconhecer os elementos que as compõem. Participar das atividades expondo suas idéias de forma que o ajude a ampliar seus conceitos matemáticos.

Observar os trabalhos dos colegas e os próprios, desenvolvendo uma atitude respeitosa perante os diferentes resultados obtida pelos alunos

Materiais;

• Papéis diversos;

• Sucatas;

• Tinta, lápis de cor, giz de cera;

• Tesoura;

• Materiais impressos;

• Figuras geométricas;

• Materiais áudio visuais

Informática:

Jogos e atividades do site de Neri

Cronograma
• Conversa com as crianças sobre as formas geométricas;

• Apresentar as formas geométricas, deixar explorá-las á vontade.

• Apresentá-las explorando seus atributos, levar para sala peça confeccionadas com sucatas, propor atividades de soma e subtração, e divisão das peças;

• Estabelecer relação entre elas; fazer comparações com critérios variados;

• Classificá-las quanto á;

-cor

-forma;

-espessura;

-tamanho;

-Contar para os colegas como realizou as atividades;

• Identificá-las nos objetos da sala, e nos objetos de uso cotidiano;

• Procurar em jornais e revistas objetos que possuam a mesma forma do desenho relacionado;

• Escrever de forma convencional ou não convencional, os nomes das peças, e dos desenhos realizados;

• Escrever frases e pequenos textos através dos desenhos;

• Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as

crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem

esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho.

• Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem,

identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas

geométricas usadas.

• Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma

deve encontrar a mesma forma mostrada.

• Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guaxe o quadrado

apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.

• Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um

caminhão, pedir que identifiquem e pintem apenas a parte retangular.

• Propor que montem um mural para apresentação dos desenhos feitos com as peças.
Situações problema
 Pegar 15 peças iguais e contar junto com os alunos, e questionar:

 Temos dois ou três grupos e quinze peças, temos que dividi-las em partes iguais;

-Quantas peças ficarão com cada grupo?

-colocar sobre a mesa a quantidades proposta pelos alunos, e repetir sucessivamente até que consigamos realizar a tarefa.

 Pedir para que separem certa quantidade de círculo, e separar um pouco das outras peças e perguntar: Há mais círculos ou mais peças?

 Separar diversas peças, juntá-la e pedir para que coloquem nas caixas de forma que obtenham quantidade igual em cada caixa;

 Distribuir caixas com números e o sinal de adição ou subtração e outra para que coloquem o resultado final;

 Estabelecer relações entre as peças com o grupo, (Rodinha de conversa).

 Pedir para que façam conjuntos de peças com números igual em cada um.

Jogos e brincadeiras
Jogo do casadinho
Material: dois conjuntos de Blocos Lógicos (48 peças ao todo)
Modo de jogar;
Dividi-las conforme o número de aluno, propor que façamos isso em grupo.

Após escolherem com que irá jogar, um aluno coloca a 1ª peça na mesa ou no chão, a peça pode ser qualquer peça.

O próximo jogador deverá analisar a peça, e pensar em seus atributos, analisar as peças que tem em mão ver qual delas combine pelo menos em um atributo com a peça colocada no chão.

O jogador que terminar primeiro suas peças ganha o jogo. OBS: Os alunos poderão analisar a seqüência de várias maneiras: que pode ser em relação as cores, forma, tamanho ou espessura.










Nenhum comentário: